Apresentação do autor

Segundo Tardif (2014): Se admitirmos que o saber dos professores não provém de uma fonte única, mas de várias fontes e de diferentes momentos da história de vida e da carreira profissional, essa própria diversidade levanta o problema da unificação e da recomposição dos saberes no e pelo trabalho.

Segundo Tardif (2014): Se admitirmos que o saber dos professores não provém de uma fonte única, mas de várias fontes e de diferentes momentos da história de vida e da carreira profissional, essa própria diversidade levanta o problema da unificação e da recomposição dos saberes no e pelo trabalho.

Queridos Educadores:

Resolvi construir esse Blog, como espaço virtual de interação para assuntos relacionados ao ensino. Eu me chamo Armando Gil, sou professor de Física e Matemática e atuo em escolas da rede privada na cidade do Rio de Janeiro há mais de vinte anos. Atualmente, desenvolvo pesquisa científica sobre as práticas de ensino das ciências da natureza e da matemática com a parceria de outras áreas do conhecimento. Por isso, o meu grande interesse em compartilhar as experiências e refletir os assuntos que estão relacionados ao ensino. A partir das interações surgirão novas compreensões e possíveis dúvidas que poderão ser tratadas nas discussões que serão mediadas nesse espaço interativo.

Agradeço profundamente a sua colaboração e a aceitação do convite para compartilhar as suas reflexões. Acesse ao ASSUNTO de seu interesse e inicie uma discussão. Teremos o maior prazer de interagir.

Professor Armando Gil (e-mail: ensinoeparceria@gmail.com)

46 respostas para Apresentação do autor

  1. Olá Armando,
    Fiquei muito feliz com teu contato e, especialmente ao conhecer esse importante espaço de interação de professores. Como sabes a minha formação é em História Natural e minhas pesquisas estão concentradas na área de Tecnologia Educacional. Desejo muito sucesso e muitas trocas colaborativas. Um grande abraço
    Marisa

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ângela Cristina Rodrigues de Castro disse:

    Oi, Gil!!
    Amei a tua ideia! Tenho um espaço no Facebook onde busco compartilhar textos e discussões com professores, o “Cotidiano Docente”, além de um site que estou montando. Tenho blogs de trabalho com os alunos também. É uma boa maneira de incentivarmos o Letramento Digital!
    Estou organizando um evento para professores (19 a 21 de maio de 2015) em que busco um diálogo interdisciplinar – se vc puder divulgar, o blog do evento é http://www.ipele-cmrj.blogspot.com.br .
    Já desenvolvemos projeto juntos em que o diálogo era constante – lembra do projeto de Português/Literatura e Física que fizemos na Fundação?
    Minhas pesquisas e atuação concentram-se principalmente nos temas letramento, leitura, produção e compreensão textual, discurso e ensino,avaliação, livro didático e agora venho trabalhando com as NTIC.
    É renovação constante!!! E que venham as trocas!!!
    Beijos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Teresa Cristina disse:

    Olá, Gil

    É muito bacana poder fazer parte do grupo, trocar ideias e experiências e,aprender com todos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Teresa, eu tenho certeza que você poderá colaborar bastante com as suas experiências nas escolas que você atua.
      Fiquei muito contente com a sua aceitação para participar desse estudo.
      Aproveite, pois esse espaço é seu também. Eu já fiz o 1º post e só estou aguardando os primeiros passos.
      Muito obrigado.

      Curtir

  4. Tereza Holanda disse:

    Gil, é muito bom quando vemos um espaço assim ser aberto! Suas colaborações sempre são muito ricas e, o melhor, sempre otimistas. Parafraseando Paulo Freire, “A educação não muda tudo mas muda alguma coisa”. O caminho é esse!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Tereza, estou muito contente com a sua participação. Obrigado por aceitar o convite.
      Nós teremos a oportunidade de trazer as nossas contribuições para que possamos trocar as figurinhas dos saberes docentes.

      Curtir

  5. Andréia Rodrigues disse:

    Olá Gil!
    Estou muito contente em ter a oportunidade de ampliar e compartilhar minhas experiências.
    Trabalho com as séries iniciais e espero poder contribuir!Parabéns por criar este espaço !Sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Carla Britto disse:

    Oi Gil !!
    Muito feliz em poder fazer parte deste espaço de troca de experiências . Trabalho com EF1.
    Será uma oportunidade para refletir sobre minha prática e enriquecê-la. Parabéns !!

    Curtido por 1 pessoa

  7. María José Ferreyra disse:

    Felicitaciones Armando y muchas gracias por este espacio! Esta es una buena oportunidad de seguir compartiendo y aprendiendo con otros docentes. Saludos!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Hola Maria José
      Les agradezco mucho por haber accedido a unirse a nosotros esta oportunidad tan importante para reflexionar sobre las cuestiones de enseñanza independentementede de la nación en que vivimos. Porque la educación es para todos los educadores de cualquier parte de nuestro planeta. Usted y todos los demás educadores Mendoza puede unirse para participar en este espacio de discusión. Muchas gracias.

      Curtir

  8. Levi Vieira disse:

    Agradecido pelo convite. Tenho certeza que esse espaço será importante para troca de experiências e saberes… Abração!!

    Curtir

  9. Carminha Porto disse:

    Muito obrigada pelo convite! Como a sua amiga Marisa Elsa, minha ligação ê com o NUTES da UFRJ (embora esteja há um bom tempo sem ir ver o que anda acontecendo por lá), na área de tecnologia educacional. Vai ser muito bom acompanhar e participar desse blog. Um abraço e muito sucesso!

    Curtir

  10. Denise disse:

    Olá, Gil!
    Parabéns pela iniciativa em criar esse espaço democrático e de valioso crescimento profissional para todos em que nele se envolvem!
    Como você sabe , tenho vasta experiência em Língua Portuguesa e mais recentemente em Português para Estrangeiros, o que ampliou minha perspectiva cultural e internacional da educação.
    Conte comigo!
    Denise Baptista

    Curtir

  11. Claudia Pardelinha disse:

    Olá, Armando Gil! Obrigada pelo convite que foi aceito com o maior prazer! E sempre muito gratificante ter pessoas como você que acredita na educação e faz dela o seu caminho para aprender e ensinar cada dia mais! Parabéns pela iniciativa e sucesso!!! Tenho certeza que este espaço será mais um veículo de aprendizagem e troca de experiências para mim e para todos! Um grande abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Cláudia, eu e todos os nossos colaboradores também parceiros na aprendizagem agradecemos e muito a sua presença nesse espaço.
      Por favor, liberdade para navegar pelos posts e comentários para interagirmos bastante. Conto com você! Obrigado.

      Curtir

  12. Cristina Oliveira disse:

    Olá, Gil! Parabéns pela iniciativa. Será muito enriquecedor essa troca de experiências!!!!

    Curtir

  13. Oi Gil,
    Passei hoje aqui para ler suas postagens. Que bom que o espaço está crescendo. Um grande abraço
    Marisa

    Curtir

  14. Helena disse:

    Olá Armando!
    Passando para conhecer o espaço. Amanhã, mais cedo, vou visitá-lo com mais atenção. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Helena disse:

    Ola Armando!
    Será um grande aprendizado para todos nós! Obrigada pelo convite e parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Helena, trabalhamos juntos por vários anos e em dois espaços escolares diferentes. Você sabe que eu sempre gostei de desenvolver projetos colaborativos e o seu apoio foi impecável. Quero ler as suas considerações no blog. Obrigado

      Curtir

  16. Maria Juracy Zamith Cesario disse:

    Gil, achei bem interessante as propostas do seu blog.Parabéns pela sua iniciativa!Passe para a Luísa Zamith Cesario seu blog.VC tem ela no seu face?

    Curtido por 1 pessoa

  17. Francis Goncalves disse:

    Parabéns pela iniciativa. As sabedorias de um podem ajudar a formar novas sabedorias em outros. Nesta área pouco valorizada no nosso país todo esforço é de muito valor. Sucesso e sabedoria, sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  18. vaeria disse:

    Oi Gil!
    Parabéns pelo projeto!E mto feliz de ter sido convidada.
    Sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

    • Valéria, no ano passado o grupo muito pequeno de alunos do 9° ano EF tiveram o interesse de integrar a Matemática dos Sólidos e os seus significados com outras áreas do conhecimento. Mas, o que mais chamou atenção foi a interação com a turminha do 1° e 2° anos EF.
      Achei o máximo. Vamos propor mais vezes? Eu topo!

      Curtir

  19. Elizabeth Paschoa disse:

    Oi Gil, parabéns pela iniciativa. Aprendemos mais quando compartilhamos experiências. Esse espaço será de grande valia. Sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

    • Beth, eu tenho os registros do seu trabalho em parceria com o Projeto 4R, lembra? Você poderia pensar a Língua Estrangeira em parceria com a Matemática e as ciências da natureza. Que tal cogitar a possibilidade? Quero ser convidado!

      Curtir

  20. Márcia C. B. Proença disse:

    Oi, Gil!!!!
    Obrigada pelo convite!!
    É muito interessante o que você foca aqui! Poderemos aprender juntos e dividindo conhecimentos!!! Parabéns pela iniciativa!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  21. Parabéns pela iniciativa, meu amigo Armando Gil. Presentear o magistério com um espaço dessa ordem é uma atitude que demonstra seu empenho e o seu desejo de compartilhar práticas, ideias e iniciativas. A troca entre nós há de ser bastante proveitosa!!! Um grande abraço! Catarina Schumann

    Curtido por 1 pessoa

    • Catarina, pude comprovar na prática o seu trabalho e, principalmente o trabalho de campo. O seu trabalho é impecável. A parceria está sempre presente em suas ações docentes. Por gentileza, participe com as suas experiências. Vamos interagir. Obrigado pelo carinho e espero revê-la mais.

      Curtir

  22. Mônica Xavier disse:

    Olá Gil!!! Muito interessante a sua iniciativa e me sinto bastante lisongeada em participar deste grupo! Atualmente atuo junto ao projeto Escolas do Amanhã, coordenado pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Nossa missão é introduzir o letramemento às crianças de comunidades menos favorecidas. Neste universo cercado de desafios, os saberes se integram e ressignificam! Acredito que a troca de experiências será bastante significativa!

    Curtido por 1 pessoa

  23. Leilah Apelian disse:

    Olá amigo Gil. Parabéns grande educador!!!!!! Fico muito feliz de poder participar desse blog. Obrigada pelo convite. Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  24. velfe disse:

    Grande Gil. Fico muito feliz em saber que posso agregar algum conhecimento nesse seu prazeroso trabalho. Atualmente tenho desenvolvido pesquisas em m-learning e u-learning. Certamente vou tornar retornar com algumas contribuições, e questionamentos para sua página.
    Estou muito grato pela lembrança.
    Um grande abraço,

    Velfe Oliveira

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário